domingo, 2 de dezembro de 2007

NAÇÃO FIEL



Domingo histórico. Hoje sim o dia parecia de final de campeonato. O clima na cidade por todas as partes era de tensão e ansiedade. Enfim o jogo decisivo do Corinthians contra o Grêmio.

Sai de casa com objetivo de voltar logo para assistir o jogo. O horário saiu um pouco dos meus planos. Assisti o primeiro tempo na loja C&C (a de materiais de construção). Eu e mais uns 10 homens em frente à televisão. Alguns eram corintianos, outros não. Mas todos sabiam que se tratava de um grande jogo.

É disso que quero falar. Não importa a situação, sempre quando o assunto é Corinthians, há um reconhecimento de todos que trata-se de um tema importante. Seja para torcer ou para falar mal.

Talvez o que eu diga não tenha valor, porque é parcial, afinal sou corintiana roxa, ou melhor, alvi-negra. Mas eu vejo o Corinthians como a grande representação do que é ser brasileiro.

Sim, brasileiros, porque amamos futebol, porque acreditamos que até o último instante ainda dá-se um jeitinho...e que isso nem sempre é negativo, afinal, não perdemos nunca a esperança.

Brasileiros, porque mesmo tendo representantes corruptos dentro da Administração do time (e um time que deixa a desejar), nós confiamos no que somos, na torcida, no amor que dedicamos, que só quem é corintiano entende.

Acho que por isso somos a maior torcida do Brasil. Não trata-se apenas de vagabundos que não tem mais o que fazer, como muitos dizem (e que as vezes tem fundamento). A torcida corintiana é uma das maiores expressões culturais do nosso país.

E hoje,mesmo com o time sendo rebaixado, a torcida foi a grande vencedora. E continuará, não importa se em A, B, C, ou qualquer letra do nosso alfabeto.

Um comentário:

Rose Soler disse...

Lívia, me compadeço de sua dor, mas isso é cômico..rsrs.
E o mais engraçado é que vcs diziam tanto que jamais cairiam, que segundona era coisa de palmeirense e... de repente.. "BUMMMMM"... OPS..CAIU...hahahaha
Acontece...nas melhores famílias..e torcidas...kkkkkk

Bjos

Ps: Que dia é hj????hahahaha