domingo, 18 de maio de 2008

"Meus inimigos estão no poder..."



A saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente foi uma grande perda política para Lula. Ela era uma das últimas ministras do primeiro mandato do presidente que ainda se mantinha no governo. A meu ver, isto é um reflexo do quanto as práticas políticas foram se modificando.Mas para mim isto não é de longe o mais importante. O grande problema é a questão da Amazônia e de toda a agenda ambiental em nosso país.

Marina saiu porque estava cansada de não ser ouvida, de seus projetos não irem para frente. Isso mostra que o tema meio ambiente ainda sofre preconceito no debate político, mesmo com todo o apelo da opinião pública em assuntos como o Aquecimento Global e etc, ele ainda é tratado como assunto de gente alternativa, bicho grilo que pratica reciclagem.

As entidades que lutam por essa bandeira, como o Greenpeace entre outros, são muito importantes para a mobilização social, mas a presença de pessoas que lutem por isso dentro do governo é fundamental. Como a própria Marina tanto queria, o tema do meio ambiente deve estar presente no planejamento de todas as outras áreas, para acontecer efetivamente um desenvolvimento sustentável.

Infelizmente há muitos interesses envolvidos nessa questão que tendem a dificultar esse objetivo. Mas o Brasil, tanto Estado, quanto sociedade, não pode se esquecer da responsabilidade não apenas soberana, mas também de nossa própria sobrevivência, que tem em relação à Amazônia e à preservação de nossas reservas naturais. A esperança agora é que essa luta, que estava personalizada na figura de Marina, dê frutos, literal e não literalmente falando...

Nenhum comentário: