segunda-feira, 27 de julho de 2009

"Mero incidente...


...corriqueiro, ser MULHER a vida inteira". Assim diz a canção da cantora Céu. Nesses últimos dias, passei por situações que me fizeram pensar a respeito da forma como as mulheres se posicionam a respeito da vida, dos relacionamentos, do trabalho, etc.

Dia desses assistindo o clip de "If I were a boy" da Beyonce eu escuto de um homem: "a letra dessa música é muito bonita". Na hora eu já pensei em começar um debate sobre o assunto, mas preferi não falar nada, para não "discutir a relação".

Às vezes penso que ser homem deve ser tão mais simples. E às vezes eu mesma procuro agir da mesma forma que eles. Mas acontece que por motivos mil, a gente não se livra tão facilmente daquilo que nos define mulher.

Meu projeto de Iniciação Científica que comecei em março deste ano é sobre a importância da escolarização para a decisão de mulheres se tornarem escritoras. É claro que a formação influencia homens também, mas meu foco é em mulheres filiadas a uma Ong que luta especificamente pela causa da literatura feminina.

Vou começar a ler "A dominação masculina" do sociólogo Pierre Bourdieu. Apesar de não ter começado, já tenho uma ideia do que ele vai afirmar. Que as características femininas são socialmente construídas e, portanto, arbitrárias.

Mas a própria teoria de Bourdieu também nos mostra que as condições sociais já estão no nosso inconsciente. E assim continuo a ser mulher, nas pequenas e grandes coisas, até mesmo quando escolho um layout rosa para o Blog...

3 comentários:

Rose Soler disse...

Muitas vezes eu me perguntei pq não nasci homem... Assim como vc, tb tenho a sensação, algumas vezes, de que a vida de um homem é infinitas vezes mais fácil que a de uma mulher. Parece que eles tem menos obrigações, menos pressões, menos dilemas...

Mas, será mesmo? Talvez não, viu. Acho que ser humano é que é difícil. Independente de termos nascido homens ou mulheres. Fácil mesmo deve ser a vida de um cachorrinho de madame. Esse sim tem uma vida tranquila..rs

Belo texto

bjos

RDS disse...

Falo um pouco de experiência própria. Por uma coincidência do destino acabei de postar um texto cômico sobre relacionamento em meu blog e resolvi dar uma passada aqui.. e o que eu encontro, uma divagação feminina muito respeitada.
Olha, eu confesso que gosto de ser homem, mas isso não quer dizer que seja mais fácil, não.
Não vou ficar descrevendo todas as coisas que sofremos também, mas as pressões são diversas, assim como as mulheres, alguns dias nos sentimos especiais em outros piores, mas no fim das contas a Rô é que ta certa... o difícil é ser humano.
Se bem que tenho a nítida impressão que às vezes meus cachorros recitariam platão se falassem...
Belo texto, Li
Beijos

Bianca Hayashi disse...

Acho que a gente sempre pensa "Se eu fosse fulano, minha vida seria mais simples". Mas eu acho que, se nós fôssemos homens, poderíamos estar reclamando das mesmas coisas.

Acho que ser mulher é mais difícil sim porque a sociedade é machista. A gente sofre mais pressão sim, acabamos acumulando mais obrigações...

Desconfio muito de certas frases feitas como "mulher não é amiga de mulher", "mulher junto só rola intriga". Não posso aceitar isso.

Mas eu prefiro ser mulher do que ser homem, ainda assim! =)