segunda-feira, 8 de março de 2010

Segundo Sexo?


No dia internacional da Mulher, recebi de manhã (fui dormir e não assisti à cerimônia do Oscar 2010 à noite) a boa notícia de que Kathryn Bigelow ganhou o primeiro Oscar de Direção cedido a uma mulher e o Oscar de Melhor filme por Guerra ao Terror.

O longa desbancou o filme que mais rendeu em bilheteria em toda a história do cinema, Avatar, de James Cameron, ex-marido de Kathryn. Mas acho que essa foi uma vitória muito mais significativa se pensarmos além do ponto de vista da guerra entre os sexos, ou da disputa entre o ex-casal.

O que eu percebi com a premiação deste ano é que o cinema ainda tem salvação, por seus críticos ainda valorizarem o circuito independente, com boas histórias em detrimento de alta tecnologia e efeitos, apenas.

Guerra ao Terror, que custou ‘míseros’ U$11 milhões (Avatar custou U$237!!!) foi inicialmente subestimado, inclusive por aqui. No Brasil, ele saiu direto em DVD e só lançaram nas bilheterias após os muitos prêmios que recebeu e a própria indicação ao Oscar.

O Oscar ainda surpreendeu ao premiar o longa argentino como melhor filme estrangeiro, “O Segredo dos Seus Olhos", de Juan José Campanella, e com a já esperada, mas não menos surpreendente, atribuição de melhor atriz para Sandra Bullock, uma atriz, muitas vezes subestimada, como o grande vencedor de Hollywood deste ano.

Nenhum comentário: