quarta-feira, 8 de junho de 2011

Com muito amor...


Ontem fui assistir ao jogo amistoso entre Brasil e Romênia, o jogo de despedida de Ronaldo da seleção brasileira.

Foi muito emocionante para mim porque foi a primeira vez que assisti um jogo do Brasil no estádio e porque sempre fui fã de Ronaldo, mais ainda depois que ele jogou no Corinthians e entrou para o nosso bando de loucos...

Mas, além disso, ontem descobri que gosto de futebol mais do imaginava. Como é gostoso ver de perto os craques fazendo boas jogadas, se agitar a cada lance, criticar os erros, xingar o juiz, acompanhar a bola no caminho até o gol.

Descobri também que admiro e me identifico com todas aquelas pessoas que, assim como eu, compraram um ingresso consideravelmente injusto (exploram da nossa vontade de ver o Brasil em campo), que enfrentaram a chuva e o vento para chegar ao Pacaembu, que vestiram a camisa verde e amarela mesmo sobre os grossos casacos e capas de chuva.

Não gosto quando afirmam que gostar de futebol é supérfluo ou coisa de gente ignorante. Não concordo com aqueles que dizem que brasileiro devia se preocupar com política da mesma forma com que se preocupam com o esporte. Não se pode comparar estas atividades.

A política é um relacionamento impessoal. A gente devia acompanhar, cobrar, exigir nossos direitos, cumprir deveres, participar. A maioria não faz isso, mas é uma questão muito complexa, envolve boa educação e boa vontade da parte de quem está no poder.

Já o futebol. Ah, futebol é amor. Não se trata de pedir nada em troca, trata-se de doação. As vezes é uma paixão irracional, mas é um pouco como amor de mãe, é uma entrega sem pretensões. A gente gosta de vitória, mas no fundo só quer torcer. Só quer continuar ser brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...

2 comentários:

JuMinako disse...

queria mto ter ido! bobiei!!!

Ronaldo é um mito, eu chorei ontem assim como chorei a primeira vez que o vi em campo...
Só pessoas iluminadas são capazes de emocionar tanta gente!

Rafael Padial disse...
Este comentário foi removido pelo autor.