domingo, 17 de junho de 2007

A epopéia da Greve


É engraçado, as mais importantes greves que têm acontecido na cidade tem influenciado minha vida diretamente...a da USP que mesmo com a volta dos professores permanece através de piquetes dos estudantes e a do metrô na quinta feira, que me fez ficar uma hora e meia dentro do ônibus e depois andar mais uma meia hora a pé, tudo isto pra não perder a nota de uma prova...

Acho que desde a revolução industrial ninguém mais conseguiu inventar um método de manifestar a insatisfação tão eficaz quanto a greve. O problema é que em nossa sociedade "pós-moderna" tudo tende a se banalizar e os efeitos não conseguem ser tão imediatos.

Antes estava contrária a permanência na Reitoria, mas agora sou a favor. Eles já estão lá há mais de 40 dias e vão sair sem nenhuma mudança? Isso só vai piorar a situação do movimento estudantil. E apesar dos pesares, a ocupação está servindo de exemplo. Várias reitorias de diversas Universidades do país estão sendo invadidas, e alertando para a precariarização do Ensino Superior público e o descaso que há anos a educação no geral tem no país.

Só acho errado transformar a Ocupação em disputa política. Pelo que soube, os partidos que participam das assembléias dos estudantes estão em desacordo. Acho que nem deveria haver partidos à frente da manifestação, mas política é assim mesmo. E em um "neoliberalismo", os estudantes estariam mais passivos e desorganizados. O problema é que as reinvidicações acabam se perdendo no meio de tudo isto.

Quanto à greve do Metrô esta sim garante retorno. O metrô é a coisa mais importante da cidade. Sem ele realmente a cidade vira um caos. Os últimos dias foram prova disto, pela greve e pela falha. Agora em relação a essa paralisação, não posso opinar. Eles têm o direito deles. Nós passageiros temos que nos virar...eu paulistana dei um jeitinho brasileiro...

2 comentários:

Rose Soler disse...

Bem, quando o assunto é greve eu não comento muito... Afinal, não sou favorável a elas.
Acredito plenamente que todos temos o direito de protestar. Mas creio que devam haver outros meios de alguns setores se fazerem ouvidos.
Posso estar enganada em minha opinião, mas acho a greve uma iniciativa egoísta, pois dá visibilidade a uma causa, ao mesmo tempo em que prejudica várias pessoas que pouco ou nada tem a ver com sua motivação.

Lívia Lima disse...

é também concordo que a greve atrapalha mauita gente que não tem nada a ver com isso, eu que o diga...mas exatamente por isso é que ela se torna uma forma de manifestação tão forte...