sexta-feira, 1 de junho de 2007

"Nada de novo no front..."


A Crise na USP continua e eu continuo sem aula, sem saber se vou perder o semestre, se vou repor aula, sem ir pra faculdade, e desanimada em relação a forma como as coisas se encaminharam.

Acho que cada vez que os estudantes lutam para vencer a batalha criada, mais eles perdem. A cada dia que eles ficam a mais na reitoria e depois da confusão de ontem, acredito que a opressão vai ser inevitável. E pouco serão os benefícios verdadeiros que se conseguirão com isso.

Infelizmente a opinião pública não contribui para os movimentos sociais, no caso os estudantis. Na televisão, ao noticiar sobre a manifestação, os jornais apenas falavam do trânsito gerado e do sofrimento que os cidadãos "de bem", os trabalhadores, estavam enfrentando.

Ninguém se preocupa que diariamente há trânsito no farol da Faria Lima, por causa de um projeto imbecil que coloca o ponto de onibus no Farol, mas quando acontece uma manifestação, os reportéres estão lá, mostrando o que na verdade acontece todos os dias. Mais uma vez, eu estudante de jornalismo me vejo diante das distorções da mídia...

Mas o que acho que há de mais negativo na cobertura é que ela é reflexo do pensamento individualista da nossa sociedade. Ao invés de refletirmos sobre as reinvidicações dos estudantes, ficamos preocupados com o que isso vai atrapalhar no meu cotidiano.


Não acho que o caminho que a greve está tomando e as manifestações sejam os melhores. Mas a sociedade e principalmente a mídia deveria ser mais compreensiva com os movimentos de massa, que estão muito desarticulados atualmente. Quem sabe assim não seriam necessários confrontos com a polícia e pancadarias para chamar a atenção do governo em relação às necessidades das nossas instituições.

*fonte das fotos: yahoo notícias
Para saber mais: http://ocupacaousp.noblogs.org (Blog oficial da ocupação)

Um comentário:

Bianca Hayashi disse...

É, Lívia... eu também não estou nada contente com os rumos da ocupação. Mesmo quem está lá está pensando que "tem um monte de filhinho de papai mimado querendo atenção".

Não concordo com greve em universidade; não vejo sentido. Greves são feitas com o objetivo de prejudicar o patrão e fazê-lo ver as péssimas condições de trabalho dos funcionários. Em uma faculdade, quem perde com a greve? Apenas os próprios alunos.

O cidadão comum não vaise importar com o que acontece na idealizada USP, tão distante da realidade. Muito mais palpável a eles pensar no trânsito que pegam e no conforto de seus lares.

Acho a ocupação válida. Uma boa forma de reivindicar. Mas com os novos rumos, não concordo. Tirar polícia da USP? Júbilo?

=***