sábado, 4 de agosto de 2007

São Paulo, je t'aime


Férias. Férias! Férias? Fiquei em São Paulo e você? Para todo paulistano, ao admitir que passou as férias em São Paulo há sempre a impressão de que você é um derrotado.

Parece que sempre estamos fugindo do lugar em que vivemos, e que não queremos aceitar a idéia de que afinal a gente vive nele. E de que sempre é mais interessante viajar e ir para qualquer lugar, desde que ele não lembre esse caos que é a nossa paranóia paulistana.

Passei as férias em São Paulo. E a cidade, como sempre, sobreviveu aos caos. Greve de metrô, desastre aéreo, entre as muitas outras coisas que as notícias não publicam. Mas eu não quero falar da São Paulo dos noticiários. Quero falar da cidade que a cada dia é redescoberta, dos detalhes, do cotidiano simples, daquilo que é sempre “mais do mesmo”.

Aqui eu sinto a possibilidade de viver diversas situações, desde tomar um sorvete na Paulista até se perder e ir quase parar - literalmente -na Terceira divisão. Aqui eu me sinto livre. Aqui é o meu lugar. Minhas férias foram um ótimo período para se repensar na vida, estar com quem se gosta e acima de tudo, se sentir feliz com o meu lugar.

Dentre os programas que fiz, fui assistir “Paris, te amo”. E sai de lá com uma imensa vontade de ir correndo para a França. Mas antes disso, senti um amor pela minha cidade, pelo meu país. Apesar de saber que há um mundo inteiro para conhecer, em São Paulo, há sempre a sensação de que o mundo vem até nós.

2 comentários:

Bianca Hayashi disse...

Eu baixei esse filme (entre tantos outros), mas ainda não assisti. XD
Ainda vou demorar pra ver todos os filmes que venho baixando desde o começo das férias. E tão triste pensar que elas já terminaram.

São Paulo é um maravilhoso lugar, para se viver, passar as férias, conhecer. Nada é igual, tudo sempre muda ao mesmo tempo que tudo é estranhamente familiar!
Amo essa cidade. Mesmo com todos os acidentes, problemas no trânsito, greves no metrô...

Rose Soler disse...

Depois de um "sumiço forçado" aqui estou...rs
Bem, eu não assisti "Paris, te amo", mas quem sabe um dia eu veja?
Minhas férias, assim como as suas, eu passei aqui em São Paulo. Confesso que não saí por aí como gostaria, mas mesmo assim valeu a pena.
Pq ficar em São Paulo sempre vale a pena. Pena que nós vivemos tão atarefados que nunca possamos admirar melhor nossa cidade