segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Enquanto isso no Novo Mundo (ou no jardim do quintal)...


Meu último texto sobre a África me fez sentir a necessidade de falar sobre minha viagem à Assunção em novembro do ano passado. Minha ida ao Paraguai causou muita curiosidade para muitas pessoas, e a maioria sempre perguntava: “Vai comprar muamba?”

Apesar de ter feito algumas comprinhas, a maioria delas lembrancinhas da Plaza de la libertad, e não de Ciudad del Este, o objetivo era acadêmico. Eu e mais cinco amigas fomos ao Paraguai realizar uma reportagem para a disciplina “Jornalismo e a política internacional”.

O tema de nossa reportagem era o cinema. Sim, existe cinema paraguaio, apesar de todos os problemas, os quais nossa reportagem buscou analisar. A maior dificuldade do país no desenvolvimento de uma cultura cinematográfica é a falta de incentivo do governo e o predomínio da circulação e exibição dos filmes de Hollywood, assim como no Brasil e no resto dos países latino americanos.

A viagem foi boa, porque é sempre muito interessante conhecer novos lugares, mas para mim ela foi melhor pelo o que ela mostrou de parecido. O Brasil às vezes se esquece de reconhecer, que salvo o idioma, somos muito semelhantes com os outros países do continente, principalmente nos problemas, historicamente criados desde a colonização.

Não só a África deve ser mais unida, a América latina também. Acredito que quanto mais países lutarem por soberania, o poder de influência de um só sobre o restante no cinema, na economia, na política poderá diminuir. E essa soberania é claro, a meu ver, deve partir do povo, não de forma manipulada como costuma acontecer.

Pode até ser utopia, mas quem sabe um dia a América Latina, de forma pacífica e não com guerra, alcance o ideal do argentino Che Guevara: “A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos".

4 comentários:

Rose Soler disse...

Até que enfim um texto sobre o Paraguai..demorou hein?rs.

Realmente, o Paraguai tem muito mais semelhanças com o Brasil do que muita gente acredita. Bom, na verdade as pessoas não acreditam pq não querem acreditar. É mais chique dizer que o Brasil guarda semelhanças com a Europa ou os Estados Unidos. Paraguai? Credo..país de muamba... Muita gente pensa assim, ainda.

E eu tb ouvi as mesmas piadinhas. "Vai trazer muamba? Me traz um mp3?

Cibele Lima disse...

"O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos" (Simon Bolivar)

Nenhum país é forte sem se unir...a não ser que pra isso tenha que esmagar os demais!

Mas o Brasil tem uma mente, sei lá, um olhar do mundo,muito diferente de nossos vizinhos.
Nos acostumamos a ser os "empregadinhos da Europa".
Tenho a impressao que nossa nação é a única que não recorda as dores e não luta por seus direitos de nação!

Que pena!

VIVENDOEAPRENDENDO disse...

ah..rauzito...
um visionário total
forte abrax
saudadex!

Lívia Lima disse...

Bem "Vivendo e aprendendo", não o conheço e não entendi o seu comentário, se vc puder ser mais claro...
Sinta-se a vontade pra visitar e comentar o blog...