terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O poder do mito


Nesta magrugada, Fidel Castro tornou pública uma carta na qual renuncia o seu mandato de presidente da Républica socialista cubana, onde esteve na liderança por 49 anos.

Seja como revolucionário, ou chefe de Estado, Fidel se tornou uma figura muito forte. Ele era a representação não somente do regime que defendeu todo este tempo, mas era a imagem do próprio país, e continuará sendo. Como nosso presidente Lula afirmou, trata-se "do único mito vivo da humanidade".

Este fato histórico está mobilizando os outros países que acreditam que este é o momento de instaurar o modelo "ideal" de democracia, ou seja, o capitalismo neoliberal. Apesar de considerar que o socialismo de Cuba já sofria muitos problemas, é o momento de se questionar: Será que a abertura política e econômica será a melhor escolha?

Penso no que acontecerá daqui em diante. Será que o socialismo, comunismo, seja com que nome for, ainda terá espaço na sociedade? Será que direita e esquerda serão termos ultrapassados e inutilizáveis? Será que as ideologias só se mantém enquanto houver grande líderes, grandes mitos? Isto só o tempo poderá nos responder...

2 comentários:

Sabrina Machado disse...

é por essas e outras que sou anarquista, viu!!!

Difícil saber o futuro da ilha...


belo texto, Lívia

Cibele Lima disse...

Eu vi seu texto sobre Cuba
... via que a foto é a mesma tbm...hahahahhaa ...ainda bem que as opiniões não estão estilo "Veja" e "Carta Capital", apesar da foto!!

bjs Li!!!
obrigada por passar por lá!!
www.papodefacu.blogspot.com